Dicas para escrever e publicar livros

Dicas para escrever livros

Quando comecei a escrever este blog, minha idéia era falar sobre escrever em geral. Porque durante minha vida toda sempre percebi que as pessoas tinham dificuldade para escrever.

Mas… a gente faz um plano e Deus faz outro. E as pessoas ainda um terceiro. Com um só artigo ( Como escrever um livro ), já deu pra perceber quanta gente tem este sonho. Basta ver a quantidade de comentários.

E todo mundo quer saber como começar, o que escrever, como publicar e muito mais. E este simples mortal que vos escreve, simplesmente não sabe tudo. Dizer a verdade mesmo, não sei quase nada. Mas o pouco que sei, procuro compartilhar.

E uma das coisas que sei, é que, se é difícil escrever um livro, mais difícil ainda ter este livro publicado. Muito mais difícil é vender um montão de livros, fazer sucesso.

Agora… preste atenção: eu disse difícil. Não impossível.

Como mantenho outros sites e blogs, demoro um pouco para pesquisar e escrever algo que presta. Mesmo porque, se for pra escrever bestagem, nem vale a pena começar.

Pois então, dia destes estava pesquisando e descobri um site que já deveria ter descoberto antes. Já dou o link, calma aí. Acontece que neste site existem alguns exemplos de gente que chegou lá. Uma moça de Minas Gerais, por exemplo. Primeiro livro, escritora desconhecida e conseguiu que seu livro fosse publicado sem pagar. É um feito, realmente. Porque as editoras não gostam de andar pela aí arriscando-se a investir em escritores desconhecidos. Mas ela conseguiu.

Certo. Mas o mais importante é o que ela fez antes disso. Ela sabia sobre o que desejava escrever. Então – preste atenção aí! – comprou dezenas de livros do gênero, leu todos eles e estudou como é que aqueles escritores montavam suas histórias, seus personagens. Vou mudar de parágrafo e repetir a maçaroca.

Ela comprou (do verbo arrancar grana do bolso e trocar por algo) dezenas de livros. E leu (do verbo investir tempo para aprender) todos os livros.

Eu já cansei de falar aqui nos comentários: “leia muito, aprenda…”. Ler muito não é caçar “fórmulas milagrosas” na internet, caramba! É ler livros. Comprar livros e ler livros. Veja se você não se encontra numa ou mais das “categorias”abaixo:

  • Você quer aprender de graça na internet
  • Você não compra livros para ler
  • Você quer publicar seu livro e vender, mas não compra de quem já publicou
  • Você quer que alguém lhe diga exatamente o que fazer para ter sucesso

Se “encaixou” em uma ou mais, pare e pense… pense no exemplo da garota que falei. Aliás, leia o artigo Jovem autora de ficção, que conta toda a história.

O site que publicou este artigo é excelente para quem quer mesmo, com seriedade escrever livros. O nome é Escreva seu livro. Clique e confira. Mas não dê só uma olhadela não. Há muito material no site. Eu sei porque li. E são dicas muito importantes.

 

 

About the Author brunogrunig

10 comments
Carol says março 25, 2013

Queria saber como é que eu faço para lhe enviar o meu capítulo, assim como o meu resumo para o senhor poder lê-lo e criticá-lo.
Agradecia que me respondesse o mais rápidamente possível, obrigado.

Gil says outubro 24, 2012

Muito bom, mais pessoas, deveriam contribuir, pois assim teríamos, mais pessoas pensando de forma positiva.

    brunogrunig says outubro 24, 2012

    Olá Gil. Valeu a contribuição. Grande abraço.

Vinicius Rodrigues says outubro 24, 2012

as dicas me serviram de grande utilidade,Obrigado!

    brunogrunig says outubro 24, 2012

    Legal Vinicius. Valeu a visita e comentário. Um abraço.

Carol says outubro 2, 2012

Olá, eu tenho uma questão que ainda não consegui que alguém me aconselhasse. Escrevo muitos textos e já comecei várias ideias de livros em português mas depois os abandonei. Comecei há algumas semanas a escrever um romance em inglês porque sempre tive mais facilidade de fluir a escrita nessa língua. A questão é: se um dia eu quisesse publicar conseguiria alguma editora aqui interessada em um romance em inglês? Será que o melhor seria passar a escrevê-lo em português e traduzir o que eu já havia escrito?

    brunogrunig says outubro 2, 2012

    Olá, Carol. Aí ficou… difícil. Tudo depende de: “para quem você está escrevendo”. Qual é o seu público, quem você acredita que iria ler seu livro? Se vai publicar no Brasil, deveria escrever diretamente em português. Mas se o seu inglês é muito, mas muito ,elhor que o português, talvez possa escrever em inglês e traduzir depois. O que é uma trabalheira danada e pode ficar pior do que escrever em português. Um abraço.

Beatriz T.Gonçalves says setembro 21, 2012

olá meu é Beatriz. Gostaria de sabaer se você tem uma email que possa me passar que possa estar de mostrando o livro que estou escrevendo é um romance.Comece a pouco dias a escreve-lo gosto muito de romances de escretores estrangeiros,li varios ,então estou tentando fazer minha própria história,ficção e realidade ao mesmo tempo, é eu que estou contando a história,se puder me dar um auxilo eu agradeço!

Desde já agradeço sua Atençao!

Comments are closed