19 por Extenso
19 por extenso se escreve com z: dezenove. Dezenove é um número cardinal, formado pelo número 1 (um) e o número 9 (nove). Pode ser obtido através da soma de 9 + 10 (nove mais dez), 8 + 11 (oito mais onze), 15 + 4 (quinze mais quatro) e muitos outros.
Exemplos com Dezenove
Alguns exemplos com a palavra “dezenove” são:
- Aos dezenove anos, a maioria dos estudantes já têm uma ideia do que querem cursar no ensino superior;
- Passei no shopping e vi algumas blusas na promoção, apenas dezenove reais cada!
- Comprei dezenove caixas de cerveja, pois não tinha dinheiro para comprar mais
Quando usar S e Z
É normal as pessoas terem dúvidas sobre o uso do “z” e do “s”, tendo em vista que, diversas vezes, o “s” assume o som de “z” em palavras como “coisa”, “faisão” ou “mausoléu”, por exemplo.
Por isso resolvemos tentar explicar melhor em quais situações é mais indicado utilizar o “s”, e quais momentos adequados para o uso do “z”.
- O “s” com som de “z” é utilizado depois de ditongos, como: coisa, pausa, faisão, Moisés, pouso e outros;
- O “s” com som de “z” também é utilizado em adjetivos terminados em “oso” e “osa”, como: cheirosa, gostoso, pastoso e amistosa;
- Também é utilizado em substantivos e pronomes de tratamento terminados em “ose”, “isa” e “esa”, como: duquesa, pentose, escabiose, ilesa, poetisa e sacerdotisa.
- O z é utilizado em substantivos formados a partir de adjetivos cujas terminações são “eza” e “ez”, como: magreza, sensatez, altivez e outros;
- O “z” também é utilizado em sufixos femininos “triz” para alguns substantivos, como: imperatriz e atriz;
- A letra “z” também é utilizado em palavras terminadas em “izar”, como: aterrorizar, mecanizar, estabilizar e outros;
- Outra situação em que a letra “z” é empregada, é nos modos aumentativo e diminutivo das palavras, como: carta – cartaz, flor – florzinha, avião – aviãozinho, coração – coraçãozinho.