Adéqua ou adequa
Está aí um verbo polêmico, pois, enquanto alguns especialistas o consideram um verbo defectivo, ou seja, que não se conjuga em todas as pessoas ou tempos verbais, outros profissionais, e o próprio dicionário, inclusive, tratam-no como um verbo regular.
No primeiro caso, portanto, as palavras adéqua ou adequa não existiriam. No segundo, entretanto, existiria, sim, e podendo ser utilizadas ambas as opções, embora adéqua seja a forma mais utilizada no português falado no Brasil (e adequa, mais utilizada em Portugal).
Para quem o enxerga como verbo defectivo, não é possível conjugá-lo completamente, apenas em formas arrizotônicas da palavra, quando a sílaba tônica não está no radical da palavra, mas na sua terminação.
Conjugação do verbo adequar (conjugações incompletas)
- Presente do indicativo: nós adequamos, vós adequais.
- Presente do subjuntivo: que nos adequemos, que vós adequeis.
- Imperativo: adequemos nós, adequeis vós.
O verbo adequar é conjugado completamente nos seguintes tempos verbais: pretérito perfeito do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo, pretérito mais-que-perfeito do indicativo, futuro do presente do indicativo, futuro do pretérito do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo e futuro do subjuntivo.
Quando pensado como verbo regular, temos a seguinte conjugação:
Conjugação do verbo adequar (presente do indicativo)
(Eu) adéquo, adequo;
(Tu) adéquas, adequas;
(Ele) adéqua, adequa;
(Nós) adequamos;
(Vós) adequais;
(Eles) adéquam, adequam.
Se as duas questões podem estar certas, evita-se a polêmica e, para que não existam conflitos teóricos sobre apalavra, é mais recomendável que se procure utilizar o verbo adequar no particípio (adequado) e gerúndio (adequando) para fugir de polêmicas gramaticais e não encontrar quem defenda uma teoria, quando você usa a palavra de outra forma, e vice-versa..
Outra opção é compreender melhor o significado da palavra e, assim,fazer bom uso dos seus sinônimos, como os que veremos, a seguir, para a palavra adequar: adaptar, ajustar, acertar, corresponder, conciliar, combinar e convir, entre outros.