Argumentação pelo Exemplo
Argumentação pelo exemplo, segundo o autor: Hélio Consolaro é argumentar por meio de exemplo não é um procedimento defeituoso, pois é uma forma de revelar os dados que vão servir de base para as conclusões que virão posteriormente, por isso precisa ser coerente com a tese defendida na introdução da dissertação. Mas deve ser real e verdadeiro, correspondendo à realidade.
Exemplo:
No Brasil, a maioria da população ativa ganha acima de dez salários mínimos”. Esse dado é simplesmente falso, não corresponde à realidade, e dele não se pode concluir nada que tenha conteúdo de verdade. O exemplo abaixo contém generalização apressada e o fato narrado não tem valor comprobatório:
Venho acompanhando pelo jornal um debate acalorado entre professores universitários a respeito de um tema da especialidade deles: literatura moderna”. O debate, que se iniciou com dois professores e acabou envolvendo outros mais, terminou sem que se chegasse a uma conclusão uniforme. Isso nos leva a concluir que o homem não é mesmo capaz de entrar em entendimento nem mesmo de fazer uma argumentação pelo exemplo e, por isso, o mundo está repleto de guerras. (Baseado no material didático do Sistema Uno).