Enchado ou inchado: Qual a forma Correta?
A presença do “E” ou do “I” pode fazer muita diferença em sentido prático, já que pode corresponder a escrita correta ou incorreta de uma palavra. Por isso, entenda abaixo se deve escrever como enchado ou inchado:
Enchado ou inchado?
Apesar de similares, existe apenas uma forma correta de escrever essa palavra, e é com i, sendo inchado. Dessa maneira, enchado não condiz com as normas estabelecidas pela língua portuguesa e não deve ser utilizado em nenhum contexto.
Certa confusão acontece em muitos casos por conta da pronúncia que se tem do termo, uma vez que não é incomum que o vejamos sendo dito como se fosse iniciado com e, o que gera ainda mais dúvidas sobre a maneira certa de sua escrita.
Quando usar?
Usamos inchado para nos referir ao aumento de volume de algo, podendo acontecer tanto com o corpo humano quanto com objetos e substâncias, por exemplo. Assim, podemos entender que seu uso está atrelado ao aumento da densidade.
Mas o termo também possui colocação figurada, se referindo a alguém que possui o ego inflado, que se impõe de maneira presunçosa e assim, pode ser lindo como alguém inchado no meio popular. Diante das possibilidades, é preciso estar sempre atento ao contexto.
Exemplos:
- Machuquei o pé e ele ficou inchado.
- É melhor não permitir que o seu ego te deixe inchado.
- O meu chefe permanece inchado mesmo quando está errado.
- Está muito inchado, será preciso ir ao médico.
Sinônimos
- Volumoso;
- Envaidecido;
- Dilatado;
- Soberbo.