Passo ou paço? Com ss ou ç?
Apesar de possuir pronuncias muito similares, passo e paço são palavras diferentes, demandando assim que tenhamos que entender qual o correto ou melhor, quando usar cada um deles. Compreenda melhor logo abaixo:
Passo ou paço?
Nesse caso, ambos os termos estão corretos e podem ser utilizados de acordo com as normas do nosso idioma. Contudo, é claro, vale frisar que muito além da diferença de escrita entre si, possuem sentidos opostos e isso interfere no uso de cada um.
Diante disso, explicamos abaixo sobre cada um dos termos de forma individual para que se torne impossível entender quando e como usar cada um deles em meio a exemplos que tornam o entendimento ainda mais simples.
Quando usar “Passo”?
Passo é a palavra referente ao meio pelo qual podemos caminhar, uma vez que realizamos esse feito a cada passo dado, ou seja, a cada movimento. Nesse mesmo sentido, também podemos utilizar o termo para a dança, por exemplo.
Outra possibilidade é que se refira ao ato de passar algo, deixar para lá, ou seja, abrir mão de alguém ou alguma coisa. Por isso é importante ainda que se atente aos contextos para compreender o sentido que ganha a palavra.
Exemplos com “Passo”:
- A cada passo dado, estou chegando mais perto.
- Quando acho que não é para mim, eu passo.
Quando usar “Paço”?
Paço é muito menos utilizado no nosso idioma, mas ainda assim ele existe e se refere a um palácio, espaço físico que funciona como se de um governo municipal, como de grandes capitais brasileiras, por exemplo.
Assim, esse espaço se refere a um local público e político que deve, acima de tudo, servir a sociedade e suas necessidades organizacionais por parte dos representantes eleitos na esfera municipal.
Exemplos com “Paço”:
- Esse é o Paço onde o prefeito estará amanhã.
- O Paço é um edifício tombado como patrimônio histórico.