Gesto ou Jesto: Com G ou J?
O uso do G ou do J nos causa confusão em muitos contextos, já que na prática podem nos apresentar a sonoridades parecidas. Diante disso, logo abaixo te explicamos se o correto é Gesto ou Jesto, entenda:
Gesto ou Jesto?
Nesse caso, gesto é a forma correto de acordo com as normas do nosso idioma, sendo uma palavra de uso formal e portanto, podendo estar presente em diversos contextos desde que o seu sentido seja devidamente respeitado.
Dessa maneira, jesto se mostra automaticamente como um termo incorreto, uma vez que não existe no nosso dicionário e não possui uso possível em nenhum contexto de acordo com o idioma português.
Quando usar “Gesto”?
Gesto compõe um dos principais tipos de comunicação não verbal, pois se refere ao ato de realizar determinada ação com o nosso corpo, revelando determinada ideia, como quando acenamos com as mãos para dar tchau.
Além disso, também pode ser utilizada para ações que não necessariamente movimentam as mãos, como atitudes de ouvir o outro, por exemplo. De toda maneira, nossos gestos refletem grande parte daquilo que somos.
Exemplos com “Gesto”:
- Admiro o seu gesto de parar e ouvir.
- Ela fez um gesto de adeus com as mãos.
- É um lindo gesto fazer bem ao outro.