Cabeçalho ou Cabeçario: Qual a forma correta?
Apesar de ambas as palavras serem muito utilizadas, a última correta nesse caso é Cabeçalho. Portanto, Cabeçario está incorreto independente de possíveis contextos, sendo um termo não reconhecido pela língua portuguesa.
Logo abaixo, seguimos trazendo maiores informações sobre para que não restem dúvidas, olha só:
Cabeçalho ou Cabeçario: O que diz a Gramática?
Existe uma razão para que Cabeçalho seja escrito dessa maneira, uma vez que o termo é formado com base em derivação sufixal. De tal maneira, é utilizado o sufixo alho logo após o substantivo cabeça.
Isso acontece pelo fato de que cabeça seria o que está logo acima, sendo essa a primeira informação do texto. Já alho representa um caráter aumentativo, e por isso é utilizado para transmitir a ideia de algo grande, já que o Cabeçalho é composto por diversas informações.
Veja Também: Visualizar ou Visualisar?
Sinônimos:
- Epígrafe;
- Título.
Quando usar?
Cabeçalho se refere a reunião de informações que é feita logo na parte superior de uma página, incluindo dados importantes para a identificação do que está sendo feito e podendo estar presente em diversos contextos.
Assim, o cabeçalho é utilizado em jornais e revistas, mas tem um destaque ainda maior ao longo do período escolar, onde é feito regularmente acima das atividades, devendo incluir dados como o nome do aluno, data e identificação do professor.
Exemplos:
- O cabeçalho deve ser preenchido antes de qualquer atividade.
- Quem não preencher o cabeçalho terá sua nota afetada.
- Não devemos usar canetas coloridas para o cabeçalho.
- A revista deu destaque para um cabeçalho de moda.