Soava ou Suava: Veja quando usar cada Palavra
É interessante perceber como uma única letra pode fazer muita diferença na escrita das palavras, não é mesmo? Esse é o caso de Soar e Suar, pois ainda que ambas as palavras estejam corretas, possuem sentidos bem diferentes na prática.
Sendo assim, para evitar que transmita uma informação diferente daquela que deseje e gere confusão a quem está se comunicando, vamos explicar melhor sobre cada um dos termos de maneira individual logo abaixo, olha só:
Quando usar Soava?
Soava é uma variação do verbo Soar no passado, sendo utilizada para se referir ao que já emitiu determinado som, geralmente estando associado a sirenes e alarmes, mas podendo ainda fazer menção a impressão que determinada pessoa ou situação causava.
Com isso, podemos nos referir tanto ao barulho reproduzido por um sino quanto ao impacto que alguém deixou, o que ocorre sobretudo a partir das suas atitudes.
Veja Também: Pousar ou Posar?
Exemplos com Soava:
- Enquanto o alarme soava, eu só queria dormir mais um pouco.
- Antes de começar a ter proximidade com você, achava que soava arrogante.
- Onde eu morava, tinha uma Igreja na qual o sino sempre soava bem cedo.
- Aquela conversa não soava bem, então preferi me retirar.
Quando usar Suava?
Suava, por sua vez, se refere ao ato da transpiração, sendo um termo utilizado para que possamos denominar o ato passado de eliminar suor, o que se torna frequente sobretudo diante de dias mais quentes.
A palavra também pode ser utilizada em sentido figurado para expressar um grande esforço diante de algo, como quando falamos que alguém suava muito para conquistar seus objetivos.
Exemplos com Suava:
- Na infância, eu suava muito. Isso diminuiu com o passar do tempo.
- Antes de iniciar o tratamento com a Dermatologista, eu suava demais.
- Hoje aplaudem sua vitória, mas poucos te acompanharam enquanto suava pelos seus sonhos.
- Quando fui para Salvador, era impossível não suar diante do calor.