Cabine ou Gabine?

Ao considerar as normas cultas da língua portuguesa, a expressão correta é a palavra cabine, sendo o que o formato gabine é totalmente incorreto e deve ser desconsiderado independente de possíveis contextos que possa imaginar.

A seguir, seguimos te explicando sobre e trazendo também exemplos da aplicação do termo para que não restem dúvidas quanto a ele. Confira:

Cabine ou Gabine?

A palavra cabine é considerada como um estrangeirismo que é originado a partir da palavra francesa cabine, a qual vem do inglês cabin, sendo a forma aportuguesa desta expressão estrangeira com base na pronúncia e regras típicas do Português usado no Brasil.

É classificada como um substantivo comum feminino usado para fazer a referência a um compartimento totalmente ou parcialmente fechado que tem diferentes formas de aplicação, como para guarita de guardas ou vigias, espaços para cargas, comunicações telefônicas, trocas de roupas ou ainda quartos de passageiros em meios de transporte como os trens.

Exemplos:

A partir dos exemplos, vemos como a palavra é aplicada, te permitindo ter noção de como pode fazer uso do termo no seu dia a dia. Veja:

  • A cabine é muito pequena para o seu tamanho.
  • O piloto já se acomodou na cabine e o avião vai decolar.
  • Na cabine eleitoral pode estar apenas quem vai votar.
  • No casamento, havia uma cabine para tirar fotos que eram reveladas na mesma hora.

Qual a diferença entre Cabine e Cabina?

Já vimos que Cabine é uma palavra correta, mas vale ressaltar que a versão com A no final, Cabina, também pode ser utilizada. Inclusive, são palavras sinônimas, aquelas que apesar de diferentes possuem o mesmo sentido.

No entanto, o que ocorre na prática é que Cabine é a versão mais utilizada no Brasil, enquanto Cabina é a expressão popularizada em Portugal. Com isso, estando no Brasil, é indicado que fale Cabine, já que assim há uma maior probabilidade de ser devidamente compreendido.


Em: C ou G,
2024.10.11