Admiro ou Adimiro: Devemos usar I?
Em alguns casos a vogal I não está na grafia da palavra, ainda que o som dado por ela nos cause certa confusão. Isso é justamente o que acontece com Admiro, palavra que não conta com a vogal I após o D, ou seja, fazendo com que Adimiro seja um termo incorreto.
Para seguir entendendo melhor sobre e sanando todas as suas principais dúvidas, continue dando uma olhadinha atenta nas informações que trouxemos abaixo para você, olha só:
Admiro ou Adimiro: O que diz a Gramática?
Agora você já sabe que a forma correta de escrever essa palavra é dessa maneira: Admiro. A razão para tanto está ligada a sua origem, visto que o termo deriva do idioma latim através da palavra admirari, que também não conta com a presença do I após a consoante D.
Uma dica para evitar que dúvidas similares a essa possam surgir é lembrar do verbo do qual a palavra deriva. Nesse caso em específico, Admiro é uma variação do verbo Admirar, sendo assim isso já poderá te dar uma boa base para a grafia correta.
Veja Também: Bandeja ou Bandeija?
Sinônimos:
- Reverencio;
- Idolatro;
- Apreço;
- Estimo.
Quando usar?
Fazemos uso do termo Admiro diante do desejo de ressaltar a apreciação que temos diante de algo ou alguém, refletindo assim que há detalhes positivos chamando nossa atenção, fazendo com que esse detalhe mereça ser contemplado.
Há ainda casos onde a palavra pode ser usada para refletir surpresa diante de algo inesperado que causa choque, apesar desse não ser o seu uso mais frequente.
Exemplos:
- Eu admiro quem consegue seguir a dieta de forma correta.
- Sempre que estou triste, me admiro e reconheço todas as qualidades que possuo.
- Te amo e te admiro, é um grande orgulho te ter ao meu lado.
- Não me admiro com mais nada, as pessoas sempre podem nos surpreender.