Advinhar ou Adivinhar: Com ou sem I?

A única maneira correta de utilizar essa palavra é mantendo a vogal I, ou seja, Adivinhar. De tal maneira, podemos afirmar por consequência que Advinhar está incorreto, sendo um termo que não existe no nosso idioma.

Logo abaixo, seguimos te explicando melhor sobre para que não restem dúvidas sobre o uso do termo. Continue conferindo para que possa entender:

Advinhar ou adivinhar: O que diz a Gramática?

A palavra Adivinhar tem sua origem associada ao idioma latim por conta do termo Addivinare, dessa forma nós mantemos parte de sua grafia, o que inclui a sílaba DI, formando tanto o verbo Adivinhar quanto suas variações, o que inclui Adivinhou, Adivinhei, dentre outras.

O que ocorre na prática é que as pessoas confundem essa palavra com outras onde o I realmente não está presente, sendo o caso de termos como Advérbio. Dessa forma, a melhor parte de entender quando usar ou não o I, o melhor é se atentar a fonética.

Você pode também praticar muito a leitura para conhecer da grafia correta das palavras através da frequência com a qual as vê.

Veja Também: Pode vir ou Pode vim?

Sinônimos:

  • Profetizar;
  • Descobrir;
  • Desvendar;
  • Prever.

Quando usar?

Utilizamos adivinhar para falar daquilo que é desvendado, ou seja, o que podemos entender melhor sem que seja necessária certa investigação, partindo até mesmo da sensação que se possui, sendo assim nomeada normalmente de presságio.

No geral, se liga ao ato de resolver uma questão e entender detalhes ocultos sobre ela de modo mais aleatório, sem que tenha se preparado muito para entender sobre e apenas tenha conseguido entender através da ação do acaso.

Entendendo o sentido do seu uso, há múltiplas maneiras de usar a palavra respeitando tal contexto.

Exemplos:

  • Você consegue adivinhar para onde vou no próximo final de semana?
  • Vou fazer um jogo onde preciso adivinhar a carta que escolheu.
  • Eu não consigo adivinhar o que os outros pensam, por isso a comunicação é importante.
  • Charadas são feitas para que possamos adivinhar.


2023.11.14