Ansiosamente ou Anciosamente: S ou C?
É bastante recorrente que o uso do C e do S nos cause dúvidas diante da grafia de determinadas palavras, conforme ocorre com Ansiosamente e Anciosamente. Mas, nesse caso em específico, vemos que apenas Ansiosamente está correto.
Logo abaixo, seguimos te explicando sobre a razão para tanto, além de trazer maiores informações que vão te ajudar a entender acerca dessas regras gramaticais e o uso da palavra em si. Continue conferindo para não perder nada:
Ansiosamente ou Anciosamente: O que diz a Gramática?
Como acontece com muitas palavras, a origem de Ansiosamente é o que justifica o uso do S, visto que deriva do adjetivo Ansioso, também com S, que surgiu a partir do termo em latim Anxiosus.
Dessa forma, a presença do S deve ser mantida, conforme ocorre em outras de suas variações, a exemplo de Ansiedade. Sendo assim, quando dúvidas como essa surgirem, a sugestão é buscar termos próximos para ter uma noção mais ampla acerca da sua escrita correta.
Sinônimos:
Entre as possibilidades de termos com mesmo sentido encontrados, estão as seguintes opções:
- Inquietamente;
- Avidamente;
- Desejosamente;
- Aflitamente.
Quando usar?
Usamos Ansiosamente para expressar um estado de aflição, desejo intenso que não pode ser controlado diante da proximidade de um determinado evento, o que pode surgir tanto de forma negativa, no sentido de angústia, quando de maneira positiva a partir da demonstração de ânimo.
Vale citar que a Ansiedade é um quadro mental, mas a palavra ansiosamente em si não precisa ser utilizada somente neste contexto, uma vez que específico um estado pelo qual muitos de nós já passamos ou iremos passar.
Exemplos:
- Até logo, vou esperar ansiosamente até te ver novamente.
- Amanhã eu vou saber a resposta, estou esperando ansiosamente por ela.
- Esperei ansiosamente até o fim da pandemia, parecia que nunca iria acabar.
- Estou vivendo ansiosamente até que o show do meu cantor preferido chegue.