Antemão ou Ante mão?
Nesse caso, a forma correta de grafia do termo é Antemão, escrito junto. Diante disso, podemos afirmar por consequência que Ante mão, separadamente, é um termo incorreto, não devendo ser utilizado em nenhum contexto.
Para entender melhor sobre isso e até mesmo os seus possíveis usos e exemplos, basta seguir conferindo o post logo abaixo:
Antemão ou Ante mão?
Agora você já sabe que a expressão correta é antemão. Esse é um advérbio que surge a partir da derivação prefixal, ou seja, quando um termo já existente é modificado com a presença de uma expressão que o antecede.
Assim, percebemos com tal mudança a alteração no significado exercido inicialmente por essa palavra. No caso de antemão, o ante é inserido para transmitir a ideia de algo que ocorre anteriormente.
Veja Também: Junto ou separado: As 45 mais Erradas pelos Brasileiros
Exemplos:
- De antemão, peço que tenha atenção com o caso.
- Se você tivesse me dito de antemão, teria me programado melhor.
- De antemão, gostaria de agradecer pela presença de todos.
- Da próxima, me informe de antemão sobre as exigências, por favor.
Quando usar?
Usamos a expressão antemão para nos referirmos a algo que é feito de forma antecipada, no começo de tudo. Uma forma interessante de lembrar esse sentido, é associado ante a antes, ou seja, é aquilo que vem em primeiro lugar.
É comum que ela seja acompanhada do termo de, então a expressão comum se torna de antemão, conforme visto nos exemplos acima.
Sinônimos:
- Antes
- Primeiramente;
- Previamente.