Avontade ou A vontade: Junto ou separado?
Escrever as expressões e termos juntos ou separados é uma dúvida constante, já que a grafia errada pode mudar o sentido de uma frase inteira ou até mesmo fazer com que ela esteja gramaticalmente incorreta.
Nesse caso em específico, a forma correta é A vontade, escrito separadamente. Com isso, vale ressaltar que Avontade é uma maneira incorreta de escrever a expressão, não devendo ser utilizada em nenhum possível contexto.
Avontade ou A vontade: O que diz a Gramática?
Na prática, quando citamos A vontade estamos unindo o artigo definido A com o substantivo Vontade, ou seja utilizando essa forma de escrita para fazer menção a vontade de algo, ou seja, ao desejo que se possui sobre.
O que acontece é que a presença conjunta dos termos se tornou tão comuns que algumas pessoas passaram a acreditar que se trataria então de uma expressão única, escrita junto. Contudo, conforme vimos, não é isso o que acontece.
Veja Também: Em breve ou Embreve?
Exemplos:
- Igor tinha a vontade de ser jogador de futebol quando ainda era criança.
- A vontade que tenho é de largar tudo e viajar o mundo.
- Ela me confidenciou a vontade que tem de casar.
- A vontade que temos não pode se sobressair diante de algumas obrigações.
Quando usar?
Usamos A vontade para falar dos desejos, anseios, que nós mesmo possuímos ou uma outra pessoa, ressaltando assim uma emoção que é comum ao ser humano no que diz respeito a prática de sua individualidade, já que é comum que a vontade se refira a uma escolha individual.
Isso ressalta aquilo que se quer ou até mesmo quis em um momento passado, podendo ser usado em diversos contextos com base nas normas que baseiam o nosso idioma.
Sinônimos de Vontade:
- Desejo;
- Interesse;
- Anseio;
- Intenção.