Balé ou Ballet: Qual a palavra correta?

Uma dança muito bonita e repleta de elementos clássicos também pode nos gerar determinadas dúvidas acerca da sua grafia correta. Nesse caso em específico, devemos escrever Balé de acordo com as normas do nosso idioma.

Para que possa entender melhor a razão disso, siga conferindo o post logo abaixo onde abrangemos as explicações para que não restem dúvidas, olha só:

Balé ou Ballet: O que diz a Gramática?

A razão para que a forma correta dessa palavra seja Balé é que essa é a forma que consta na Gramática portuguesa, enquanto Ballet é o nome desse estilo de dança na França, onde se originou e tem também um maior destaque ainda hoje.

Assim, no processo conhecido como aportuguesamento, quando uma palavra estrangeira é modificada para uso em nosso idioma, a palavra passou a ser escrita basicamente como seria lida, ou seja, se tornando Balé.

Com isso, Ballet não é necessariamente uma palavra incorreta, sendo somente a menos indicada diante do exposto.

Veja Também: Boutique ou Butique?

Exemplos:

  • Eu aprendi balé ainda quando era pequena.
  • No sábado vou assistir a um espetáculo de balé.
  • Ela abriu uma escola de balé no centro da cidade.
  • Comecei aprendendo balé e depois segui por outros estilos de dança.

O que é Balé?

Balé é como chamamos no Brasil um tipo de dança clássica que surgiu ainda no século XV, se destacando principalmente em países europeus como a França, Inglaterra e também a Rússia, lugares que ainda hoje mostram ser um berço de talentos na área.

A princípio, a dança foi muito utilizada pela elite, inclusive como forma de diferenciação diante de outros grupos sociais que não tinha acesso a mesma. No entanto, hoje o balé está presente até mesmo em iniciativas sociais que buscam atender a jovens carentes, tendo se democratizado ao longo dos anos.

Um outro detalhe que mudou com o tempo foi a especificação da dança, que hoje está associada a diferentes estilos a partir de variadas técnicas e conceitos.

Quais são os tipos de balé?

Basicamente, existem hoje quatro tipos de balé. sendo eles os seguintes:

  • Ballet clássico: Presença de métodos tradicionais e repletos de complexidade;
  • Ballet romântico: Roupas delicadas e românticas, tratando de narrativas ligadas ao amor;
  • Ballet Neoclássico: Associado ao estilo clássico, mas com maior liberdade para os movimentos;
  • Ballet Contemporâneo: Estilo de dança moderna, com maior criatividade vista ao longo do processo.

2024.02.28