Braba ou Brava: Como escrever corretamente?
Na prática, podemos utilizar tanto Braba quanto brava, ou seja, ambas estão corretas e possuem o mesmo sentido. Dessa forma, enquanto palavras sinônimas, podemos substituir uma pela outra que a frase perca seu sentido original.
Para seguir entendendo sobre e fazer com que não restem dúvidas acerca dos temas, siga conferindo uma explicação mais detalhada logo abaixo:
Braba ou Brava: O que diz a Gramática?
Há diversos sinônimos reconhecidos pela nossa gramática e Braba e Brava são alguns deles, o que significa dizer que são palavras que possuem o mesmo significado e devem utilizadas da mesma maneira, utilizando como base somente a sua preferência.
Isso acontece tanto na grafia dos termos quanto na fala, onde pode optar por qualquer uma das duas maneiras sem receio de que mude a informação da frase que será utilizada, já que seguirão dando o mesmo sentido para ela independente do termo usado.
Essa é, inclusive, uma maneira de diversificar o conhecimento da língua e evitar repetições em textos mais longos, podendo utilizar braba em um momento e brava já em outro.
Veja Também: Imprimido ou Impresso?
Exemplos:
- Ela fica braba sempre que é contrariada.
- Me desculpe pela forma que te respondi, percebi que ficou bravo.
- Hoje a ventania está braba, evite sair de casa.
- Adotei uma gatinha que é muito brava quando visitas chegam em casa.
Quando usar?
Utilizamos tanto Braba quanto Brava para nos referir a quem está diante de certa irritação ou descontentamento, apresentando uma situação negativo tanto para si quanto para aqueles que te rodeiam.
Mais atualmente, braba de modo mais específico também passou a ser uma palavra utilizada para se referir a pessoas de coragem, ousadia, que inovam e são admiradas por isso. Nesse caso, funciona bem como um elogio, sobretudo entre os mais jovens que já aderiram ao termo como gíria.
Outros sinônimos:
- Irritada;
- Furiosa;
- Zangada;
- Enfurecida.