Carma ou Karma: Como escrever corretamente?
Esse é um termo que vem se tornando cada vez mais popular diante da passagem dos anos, fazendo com que também surjam dúvidas sobre a forma correta de sua grafia. Nesse caso, ambas as formas estão corretas e podemos escrever tanto Carma quanto Karma.
Logo abaixo, siga entendendo melhor sobre para que não restem dúvidas, assim também poderá fazer uso do termo corretamente de acordo com o contexto ao qual está associado, olha só:
Carma ou Karma: O que diz a Gramática?
Diante desse caso, podemos afirmar ainda que Carma e Karma são palavras que podem ser utilizadas em um mesmo contexto, considerando que são sinônimas, ou seja, possuem o mesmo sentido e uma pode substituir a outra sem interferência no significado da frase.
O que acontece é que Karma é a versão mais próxima de sua origem, enquanto Carma se tornou uma forma mais abrasileirada de usar o termo. Por conta disso, é mais indicado o uso de Carma no Brasil.
Isso acontece porque no processo de estrangeirismo de alguns vocábulos, eles podem passar por modificações para uma melhor adaptação no local onde será utilizado, não se tornando algo errado essas pequenas mudanças.
Veja Também: Esfirra ou Esfiha?
Exemplos:
- Você está sofrendo por algo que já fez outra pessoa sofrer um dia, isso é Carma.
- Cuidado com o Karma, nada passa batido pelo tempo.
- O que me tranquiliza é saber que cada um carrega seu próprio Carma.
- Eu acredito em Karma desde que senti os efeitos dele.
O que é?
Carma, ou Karma conforme preferir, se refere a crença de que cada um é recompensado por aquilo que faz, recebendo os resultados de suas ações mais cedo ou mais tarde, independente se elas são positivas ou negativas.
Assim, se refere a um modo interessante de enxergar o ciclo da vida, evidenciando que devemos pensar antes de agir, uma vez que realmente não podemos fazer com o outro o que não queremos para a gente, já que isso tende a voltar.
É um efeito que pode ser lido a partir da relação entre causa e consequência sem relação com o destino, tendo em vista que é algo que está em constante mudança de acordo com as escolhas que fazemos.
Etimologia da palavra
A palavra Karma surgiu a partir do idioma sânscrito, uma língua antiga que é considerada sagrada na Índia. Aliás, essa relação com o sagrado está diretamente associada a religiosidade, uma vez que o Carma é uma crença comum de religiões como o Hinduísmo, Budismo e Jainismo.
Ainda que cada religião possa empregar o conceito de forma diferente, o que pode se aproximar ou distanciar do ideal de culpa por exemplo, o seu sentido segue valorizado de acordo com o mesmo sentido no qual surgiu.
Inclusive, hoje a palavra é usada para além dos grupos religiosos, alcançando aqueles que independente da religião acreditam na existência do Carma.