Cauda ou calda
Veja aqui a maneira correta de escrever cauda ou calda e não erre mais.
Cauda ou calda
Tanto a palavra cauda quanto calda existem em nossa língua, portanto ambas estão corretas. Só que cada uma delas apresenta um significado diferente e tem que ser utilizadas em diferentes situações. O substantivo calda refere-se a um líquido doce e grosso, usado na culinária como cobertura de bolo, por exemplo.
Já o substantivo cauda se refere a um apêndice posterior, como por exemplo o rabo de animais.
– Cauda
A origem da palavra cauda é em latimcauda, então é preciso escrevê-la com a letra u. Cauda se refere ao rabo dos animais ou outra parte posterior como é o caso da cauda do vestido de noiva, do avião, do cometa e outros.
Exemplos de frases:
- O macaco se balança pela sua cauda.
- Ver as caudas dos cometas que passam no céu é magnífico!
- Quero me casas com um vestido de cauda grande.
- O piano da minha sala tem uma linda cauda.
– Calda
A palavra calda é o feminino de caldo, de origem na palavra em latim caldu. Calda se refere a todo e qualquer líquido doce, espesso e viscoso que é feito por meio da fervura do açúcar com demais elementos como plantas e frutas.
Exemplos de frases:
- Quer pôr mais calda no seu pudim?
- Adoro comer pêssego em calda com creme de leite.
- Bolo de cenoura com calda de chocolate é mesmo uma delícia!
- Vou comprar um sorvete com calda de chocolate.
A confusão da escrita das palavras calda e cauda existe pelo fato de que a consoante I não é uma consoante velarizada, portanto ela assume o som da letra “u”, soando como uma semivogal pertencente aos grupos ul, el, ol, il, al. Dessa maneira as palavras calda e cauda possuem a mesma fonética, sendo pronunciadas com um mesmo som.