Cela ou Sela
No que se refere aos vocábulos cela e sela, as duas formas estão corretas de acordo com a norma padrão da língua portuguesa e portanto, podem ser utilizadas. Contudo, é imprescindível estar atento ao emprego de cada uma, que difere assim como seus respectivos sentidos.
Diferença de Cela ou Sela
A grande diferença entre cela e sela está em seus respectivos sentidos uma vez que, enquanto a palavra cela via de regra é usada para se referir a um compartimento da cadeia, sela é referente ao espaço onde se senta para cavalgar.
Significado e Sinônimo de Cela
A palavra cela significa quarto para dormir, pequeno espaço pertencente a prisão ou pode se referir até mesmo a aposentos para religiosos, apesar de raramente visto empregada desse modo.
Como sinônimos para a mesma, é possível citar alcova, quarto, compartimento ou cômodo, por exemplo.
Veja Também: Certo ou Serto?
Significado e Sinônimo de Sela
Por significado, o vocábulo cela tem que é o aparamento colocado sobre a parte lombar do cavaleiro, onde deve se sentar aquele que irá cavalgar e onde devem ser presos elementos referentes aos arreios.
Já enquanto sinônimo para tal, há diversos exemplos, tais como assento e poltrona.
Além disso, sela pode ser atrelada a uma outra forma do verbo selar, significando a conclusão de determinado ato e tendo como sinônimo confirma ou conclui, por exemplo.
Quando Usar Cela + exemplos
Cela, que é um substantivo feminino, se aplica a situações onde se pretende referir a um espaço de tamanho pequeno, onde geralmente são concentrados prisioneiros ou mesmo religiosos pertencentes a um mosteiro ou convento, conforme exemplos;
- Nessa penitenciária, existem muitos presos em cada cela.
- Quem não tem bom comportamento, vai para a cela solitária.
- O monge passa muito tempo na sua cela.
- Celas apertadas motivaram um motim.
- Existe uma cela especial no convento.
Quando Usar Sela + exemplos
Já o substantivo feminino sela deve ser utilizado para retratar o assento utilizado para a prática da cavalaria, onde o cavaleiro deve se sentar para cavalgar. Além disso, pode ser também uma variação do termo selar, denotando marcação ou validação, por exemplo.
- Sela essa carta para mim, por favor.
- Ele comprou uma nova sela de couro.
- Esse casamento cela um compromisso eterno.
- Preciso de uma sela nova para o treino de hipismo.
- Uma simples bandeira branca sela a paz entre nações.
Outros Exemplos:
Sínico ou Cínico
Ambas as palavras existem e podem ser utilizadas, desde que de maneira correta uma vez que, elas possuem sentidos divergentes entre si. Sínico, apesar de não muito comum, se refere a determinações ligadas aos chineses ou a China, enquanto cínico está atrelado a alguém que age com sarcasmo ou deboche.
Cedo ou Sedo?
As duas formas estão corretas, se tornando necessário entender melhor a aplicação de cada uma dessas palavras, que possuem colocações diferentes.
Cedo é utilizado para se referir a algo que aconteceu antes do tempo, antecipadamente, além de também poder ter ligação com a ação de abrir mão de algo, ceder. Já sedo, possui sentido de tornar algo macio, em referência a seda.
Cido ou sido
A palavra cido está incorreto assim, apenas sido deve ser aplicada e de diversas maneiras, denotando a conclusão de determinado ato, a finalização de tal.