Começei ou Comecei: Qual a forma correta?
Diante dos termos em questão, a única grafia correta é Comecei, sem a presença do Ç. Dessa forma, Começei é um termo incorreto e não deve ser utilizado por não estar de acordo com as normas gramaticais da língua portuguesa.
Abaixo, siga conferindo o post para que entenda melhor sobre para que não restem dúvidas sobre a Gramática e o seu uso:
Começei ou Comecei: O que diz a Gramática?
Comecei é uma variação do verbo começar e justamente em razão disso surgem dúvidas sobre o uso do Ç. Nesse caso, o que acontece é que antes da vogal E não usamos Ç, sendo necessário usar somente o C.
Isso também acontece quando se tratam de termos onde o C antecede a vogal I, não devendo utilizar a cedilha. Já para anteceder E, O e U, ela pode ser utilizada. Por isso, vale a pena se atentar a regra para que outras dúvidas possam ser sanadas com relação a isso.
Veja Também: Cabeçalho ou Cabeçario?
Sinônimos:
- Iniciei;
- Principiei;
- Encabecei;
- Introduzi.
Quando usar?
Comecei é um termo utilizado para representar algo que foi iniciado no tempo passado pela própria pessoa que faz uso da palavra, ressaltando o primeiro passo para um projeto que pode ou não ter sido concluído.
Dessa maneira, tem um uso bastante amplo e naturalmente passa a fazer parte do nosso cotidiano, uma vez que estamos sempre começando algo como projetos, trabalhos e diversas outras atividades.
Exemplos:
- Eu comecei a atividade ontem para não ter problemas quanto ao prazo.
- Quando eu fiz 18 anos, comecei a entender que precisava ter mais responsabilidade.
- Quando comecei a namorar, já sabia que iríamos casar um dia.
- Me desculpe pelo atraso, mas já comecei e enviarei o projeto o quanto antes.