Como usar Ponto e vírgula? Confira exemplos

Existem diversas regras de pontuação na língua portuguesa e é especialmente fundamental que todas elas sejam devidamente compreendidas para que, quando usadas corretamente, nos ajudem a dar sentido aos textos.

Dessa forma, falaremos nesse post sobre como usar ponto e vírgula, além de te dar exemplos mais específicos sobre. Confira:

Como usar Ponto e vírgula?

Tanto o ponto ( . ) quanto a vírgula ( ; ) são sinais gráficos individualmente conhecidos e utilizados, mas que acabam se unindo para forma uma outra possibilidade de pontuação, denominada nesse caso de ponto e vírgula e sendo utilizada no seguinte formato ;

Esse sinal ortográfico se responsabiliza então por demonstrar na leitura do texto que há uma pausa maior que a proposta pela vírgula, mas ainda assim o assunto anterior não foi devidamente concluído como normalmente seria expressado pelo ponto.

Há muitas possibilidades ligadas ao seu uso, como quando desejamos citar enumerações, separar orações coordenadas, organizar Decretos ligados ao campo das Leis e tantas outras possibilidades.

No geral, o seu uso acaba sendo ainda confundido com o dois pontos ( : ), mas esse sinal destaca uma pausa menor, sendo principalmente utilizado antes de citações.

Exemplos:

  • Vou chegar mais cedo amanhã; Não desejo, porém, que isso crie uma regra.
  • Na lista do supermercado, inclua arroz; feijão; macarrão; molho de tomate e azeitonas.
  • Quem esteve na inauguração do Hospital foi Rui Costa, o governador; Bruno Reis, prefeito; e seus secretários.
  • Trecho do artigo 5o da Constituição de 1988: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
  • No Sistema solar está a Terra; Mercúrio; Marte; Júpiter; Saturno; dentre outros planetas.


2023.04.26