Comprida ou Cumprida? Com U ou O?

Tanto comprida quanto cumprida podem ser utilizadas, pois ambas estão corretas. Mas é claro que há maiores detalhes sobre o uso dos termos, entenda melhor logo abaixo para evitar erros:

Comprida ou Cumprida?

Muito além da presença do O e do U, comprida e cumprida são palavras bem diferentes na prática, pois apresentam significados diferentes, demandando usos distintos de acordo com o contexto ao qual desejamos nos referir.

Por isso, é importante entender o significado de cada um dos termos, já que de acordo com as normas da língua portuguesa elas nem mesmo fazem parte de uma mesma classe gramatical.

Veja Também Podemos ou Pudemos?

Quando usar Comprida?

Comprida é um adjetivo e portanto, é capaz de qualificar o sujeito de acordo com suas características. Dessa maneira, é usado para falar de algo que é alongado, possui uma extensão grande, podendo ser alta, por exemplo.

Exemplos com Comprida:

  • Eu experimentei a saia, mas ficou comprida.
  • A aula pareceu ter sido mais comprida hoje.
Veja Também Cumprir ou Comprir?

Quando usar Cumprida?

Cumprida, por sua vez, é uma variação do verbo cumprir, sendo usada para se referir a algo que foi devidamente feito de acordo com pontos pré estabelecidos, como prazos. Assim, é a palavra pela qual podemos falar de algo que teve sucesso em sua realização.

Exemplos com Cumprida:

  • Missão dada, é missão cumprida.
  • A ordem foi cumprida da forma esperada.


Em: O ou U,
2022.09.24