Conserto ou Concerto: Com S ou C?
Em sentido prática, a pronúncia da letra S e C podem se assemelhar em alguns casos, sendo um fator responsável por muitas dúvidas. Assim, diante de Conserto e Concerto, podemos afirmar que ambas estão corretas.
Ainda assim é preciso entender melhor sobre cada palavra de forma individual, já que mesmo com a similaridade na grafia, elas possuem sentidos diferentes. Entenda:
Quando usar Conserto?
Conserto, com S, é um substantivo ligado ao verbo consertar, e com isso faz referência ao ato de reparar algo que pode apresentar defeitos, por exemplo, demandando uma atenção para a realização de ajustes.
Veja Também: Conselho ou Concelho?
Exemplos com Conserto:
- Vou precisar levar o celular para o conserto.
- Eu conserto computadores e televisões.
- Eu disse que conserto, mas ultimamente estou sem tempo.
- Leve para o conserto, mas me diga o valor antes de deixar lá.
Sinônimos para Conserto:
- Reparo;
- Restauro;
- Ajuste;
- Arrumação;
- Remendo.
Quando usar Concerto?
Já Concerto, com a presença da consoante C, é também um substantivo. Contudo, ele é utilizado para que possamos nos referir a harmonização, por isso seu uso acaba sendo voltado para falar de apresentações musicais.
Exemplos com Concerto:
- No sábado à noite, irei para um concerto no teatro.
- Ele irá participar de um concerto e tem treinado bastante.
- A Orquestra tem data marcada para o seu novo concerto.
- Combinamos de ir juntos assistir ao concerto.
Sinônimos para Concerto:
- Recital;
- Convenção;
- Audição;
- Apresentação;
- Espetáculo.
Por que se chama Concerto?
Uma dúvida bastante frequente é a razão para que a gente chame de Concerto um determinado espetáculo, principalmente pelo fato de que essa não é uma palavra tão usada no nosso dia a dia, sendo mais frequente o uso de Conserto, com S.
O motivo para tanto é que, ainda no século XVI, era utilizado o termo em latim concertatum para se referir a embate, competição. Dessa forma, o nome foi adaptado para se referir a construção de sonoridades a partir de sons distintos, gerando um certo embate entre eles, ainda que haja harmonia.
Dessa forma, o estilo de apresentação passou a ganhar destaque, sobretudo a partir da popularidade que conseguiu conquistar diante do desenvolvimento do estilo barroco.