Desde ou des de: Junto ou separado?

Usar termos juntos ou separados é um caso capaz de gerar muitas dúvidas, a exemplo de desde ou des de. Abaixo, entenda melhor sobre e claro, confira qual a forma correta para que não restem confusões acerca do uso:

Desde ou des de?

Nessa situação, desde é a forma correta de grafia do termo, dessa maneira é a única forma oficialmente reconhecida pelas regras do nosso idioma, fazendo com que des de seja uma versão incorreta, independente do contexto.

Algumas das outras versões incorretas que também causas dúvidas nesse sentido são “deis de” e “dês de”, opções de pronúncias similares que acabam nos confundindo na hora de escrever, por isso é importante se manter sempre atento.

Quando usar “Desde”?

Desde é marcado por ser uma variação da preposição “de”, o que indica o ponto inicial de caso tanto em sentido figurado quanto real, podendo servir para fazer menção a diversos contextos, a exemplo de marcos temporais.

Assim, pode falar do tempo, lugar ou situação de onde se parte para dar a ideia de começo de algo. Desse modo, seguindo suas regras de uso, a utilização é muito ampla, já que corresponde a um termo muito presente em nosso idioma, podendo ser utilizado tanto em espaços informais quanto os formais.

Exemplos com “Desde”:

  • Eu pedi para que me enviasse desde a semana passada.
  • Desde a minha casa, tenho pensado no que falaria ao chegar.
  • É possível ser feliz desde a classe mais alta até a mais baixa.
  • Desde ontem eu não consigo dormir direito.


2022.08.20