Em bora ou Embora?

A forma correta da grafia dessa palavra é embora (junto), ou seja, em bora (com as palavras separadas) está incorreto. Essa palavra tem as funcionalidades mais comuns como advérbio ou como conjunção, e também é bastante utilizada para aplicação de metáforas e frases de cunho sentimental.

Qual o sinônimo de embora?

Alguns sinônimos conhecidos para essa palavra são: apesar de, ainda que, apesar de que, não obstante, a despeito de, mesmo que, independentemente de, sem embargo de, ainda quando, conquanto, se bem que, posto que, nada obstante, malgrado.

Exemplos com Embora

Assim que o espetáculo acabar tô indo embora.

Vamos embora para outro lugar.

Júlia me disse que não vai embora da casa dela.

Se esse relacionamento não te faz bem, deixe ele ir embora.

Eu fui mandado embora da minha própria casa!

Muito embora eu goste de você, eu gosto mais de mim.

Significado da Palavra

Embora, mais comumente, exprime a ideia de retirada. E é expressado nas classes gramaticais advérbioconjunçãointerjeição e substantivo masculino plural. 

Origem da Palavra

A palavra embora tem como base a locução em boa hora, de modo que essas três palavras contidas na frase se aglutinaram, resultando no termo embora.

Vamos Aprender? Enfrente ou Em Frente?

Outros Significados Importantes:

Embaixo ou Em Baixo

As duas formas de escrita estão corretas, o que vai mudar é a junção e separação das palavras, e utilização delas de acordo com a funcionalidade na frase. Embaixo, escrito junto, possui a função de advérbio de lugar, e possui a ideia de posição de inferioridade, que está abaixo. Já em baixo, escrito separado, possui  a função de ajetivo, ou seja, vai estar na frase sendo responsável por qualificar um substantivo.

Enfim ou Em Fim

Ambas as formas de escrita estão corretas, porém o que modifica, além da junção e separação das palavras, é a funcionalidade de cada uma. Enfim, escrito junto, possui a funcionalidade de advérbio de tempo, e cuja passa a ideia de finalização, conclusão ou resumo de algo ou alguma coisa. Já em fim, escrito de forma separada, é uma junção entre a preposição em e o substantivo comum feminino fim, e possui a funcionalidade de locução adverbial de tempo, e refere-se ao ato de conclusão ou finalização de algo.

Enquanto ou Em Quanto

A grafia das duas palavras estão corretas, porém elas são utilizadas em contextos diferentes. Enquanto, escrito junto, é uma conjunção temporal, cuja possui a funcionalidade de transmitir a ideia de tempo. Já em quanto, escrito separado, é a junção da preposição em e o pronome quanto, cuja é utilizada para se tratar de informações a respeito da quantidade de algo ou algum coisa.

Com Certeza ou Concerteza

A forma correta de escrita da palavra é com certeza com as palavras escritas separadas, ou seja, a palavra concerteza está incorreta segundo as normas de escrita do português brasileiro. É uma locução adverbial de tempo, constituída pela preposição com e pelo substantivo certeza, cuja serve para transmitir noção de afirmação e convicção, ou seja, certeza de algo ou de alguma coisa.

De Repente ou Derrepente

A grafia correta da palavra é de repente, com as palavras separadas, dessa forma, a palavra derrepente está incorreta. Esta é uma locução adverbial de modo ou tempo, cuja é sempre utilizada para indicar o modo como algo aconteceu (quando for modo), e o tempo em que algo aconteceu (quando for de tempo), tudo sempre indicando ações súbitas ou inesperadas.


2020.03.24