Estrogonofe ou Strogonoff: Qual a forma correta?
Diante dessa dúvida, podemos utilizar ambas as grafias, visto que tanto Estrogonofe quanto Strogonoff são palavras consideradas corretas pelas normais formais do nosso idioma, tendo um uso amplo com base em seu sentido.
Mas para entender melhor sobre e retirar outras possíveis dúvidas sobre o termo e sua utilização, siga conferindo o post logo abaixo onde seguimos falando acerca dos termos:
Estrogonofe ou Strogonoff: O que diz a Gramática?
Essas consideradas palavras sinônimas, ou seja, aquelas que são escritas de maneira diferente uma da outra, mas na prática possuem o mesmo sentido, nos permitindo fazer substituições sem mudanças de sentido.
Isso ocorre também pelo fato de Strogonoff ser uma palavra estrangeira que quando chegou ao Brasil, passou por um processo conhecido como aportuguesamento, quando um termo de outro idioma busca ser adequado ao nosso.
Assim, na fala vemos que possuem a mesma sonoridade, mas na escrita houve uma adaptação para que tenha uma maior familiaridade com grafias que já estamos acostumados a ver.
Veja Também: Hobby ou Hobbie?
Exemplos:
- Minha comida preferida é estrogonofe de frango.
- Peça um strogonoff no delivery, por favor.
- Vi uma receita simples de estrogonofe e vou tentar reproduzir.
- Strogonoff fica perfeito com arroz e batata palha.
O que significa?
Estrogonofe ou Strogonoff, como preferir, é um prato culinário que pode ser feito com a base de carne, frango ou até mesmo cogumelos, sendo misturado ao creme de leite e por vezes catchup e mostarda, além de temperos a gosto.
O resultado é um molho cremoso e delicioso. Dessa forma, o prato costuma ser servido com arroz branco e batata palha, se tornando uma opção prática e deliciosa para diversificar o cardápio em alguns momentos.
Origem
O Strogonoff, como é originalmente chamado, é um prato que pertence a culinária russa, por mais que o termo em si tenha origem francesa. Essa mistura aconteceu pela receita ser de autoria de um chef francês que trabalhava na Rússia.
Curiosamente a receita original é um pouco da diferente daquela que conhecemos no Brasil e não conta, por exemplo, com a batata palha enquanto acompanhamento. Ou seja, vemos que além da mudança no nome, a receita também já passou por adaptações.