Extracurricular ou Extra-curricular: Com ou sem Hífen?

Diante dessa dúvida, vale frisar que a única grafia correta do termo é extracurricular, sem que conte com a presença do hífen em sua escrita, o que automaticamente faz com que extra-curricular seja um termo considerado incorreto.

Mas é claro, além de entender sobre como escrever o termo, vale a pena entender melhor sobre as razões de que seja escrito dessa forma, bem como suas aplicações em frases e situações, entenda:

Extracurricular ou Extra-curricular?

No caso da palavra extracurricular, podemos perceber sua formação a partir de derivação prefixal, o que representa a união de dois termos já existentes de forma individual. Nesse caso, se trata do prefixo extra e o adjetivo curricular.

Assim, com base no acordo ortográfico que segue em vigência, o prefixo deve ser escrito em união ao termo que já existe, não sendo preciso usar separações, tampouco o hífen. Aliás, é interessante citar que extra curricular também está incorreto.

Veja Também: Com ou sem Hífen: Palavras escritas da forma Correta

Quando usar?

Esse termo pode ser utilizado em muitos contextos, revelando algo que não faz parte da organização curricular comum, sendo assim marcado como algo além do exigido, ou seja, extra.

É muito comum quando nos referimos às universidades, onde atividades extracurriculares são exigidas em determinado percentual de horas para o cumprimento da carga horária precisa para a formação.

Exemplos:

  • Tem muita atividade extracurricular online.
  • Vou fazer um curso extracurricular durante as férias.
  • A coordenadora indicou esse estágio extracurricular.
  • Me interesso muito por esse tema, vou estudá-lo de forma extracurricular.

2023.01.12