Foge ou foje
Está querendo compreender como usar as palavras foge ou foje em suas frases e orações? Vamos mostrar em seguida sua origem e principais regras para utilização adequada das mesmas.
Foge ou foje
Ao considerar estas duas palavras apenas a expressão foge é correta de acordo com as normas do português e o formato foje é inadequado e não pode ser utilizado.
A palavra foge se refere à forma conjugada do verbo fugir consistindo na 2ª pessoa do singular no imperativo ou ainda a 3ª pessoa do singular no tempo do presente do indicativo.
O vocábulo fugir, que origina a palavra foge, vem por sua vez da expressão em latim fugere e é por isso que as palavras dele derivadas devem sempre ser escritas com g e nunca com j tanto nos modos infinitivos como nas formações conjugadas como a palavra foge em análise.
Sobre o seu significado a palavra foge deve ser usada para indicar situações nas quais ocorre o ato de sair de maneira rápida e inesperada, a ação de passar de maneira rápida por determinado local ou ainda o ato de tentar evitar encontrar com alguém ou certa coisa.
Exemplos:
*Você foge sempre da conversa quando o assunto é trabalhar de forma séria.
*O assaltante foge da polícia e consegue levar o dinheiro do banco.
*Foge meu filho porque senão o cachorro vai acabar te machucando.
*O meu pensamento foge todos os dias imaginando meu novo emprego.
*O candidato foge sempre quando a pergunta é sobre suas ações no setor de segurança.
Sinônimos de foge ou foje
Para que você compreenda melhor a forma para conseguir utilizar em frases da maneira mais indicada a palavra foge veja a seguir algumas palavras com significado semelhante a ela sendo classificadas como seus sinônimos:
*Evadir-se
*Retirar
*Livrar-se
*Sumir
*Desaparecer
*Abalar
*Zarpar
*Afastar
*Esquivar