Fossa ou Foça

Tem interesse em estar informado quanto ao modo mais adequado para escrever as palavras fossa ou foça mas não sabe como obter? Leia com atenção o texto a seguir e fique craque neste assunto.

Fossa ou Foça

Segundo as normas atuais da Língua Portuguesa, a maneira correta para escrever a palavra em análise é fossa e o formato foça é incorreto.

A palavra fossa consiste em um substantivo feminino que tem origem na expressão em latim fossa devendo por isso ter a sua escrita com “ss” e nunca com “ç.

Neste caso é usada para se referir a uma cavidade larga e profunda feita no solo para jogar dejetos e águas residuais das residências como também os espaços ocos existentes no corpo humano e pode ainda ser usada para indicar um estado depressivo e de abatimento das pessoas ou ainda ser referência ao animal com este nome existente na ilha de Madagascar.

Esta expressão pode também ser usada como a forma conjugada do verbo fossar na 3ª pessoa do singular do tempo presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular do tempo imperativo.

Neste sentido específico a palavra fossa é usada para indicar o ato de mexer a terra com o focinho animal ou ainda se envolver com os negócios de outras pessoas ou ainda o trabalho duro de abrir fossas no solo.

Exemplos:

*Esta fossa foi feita de forma muito precária e pode levar à contaminação do rio.

*Depois que terminou o namoro o menino está na maior fossa.

*A gripe deixou as fossas nasais da criança completamente congestionadas por secreção.


Em: C ou S,
2014.08.09