Imendou ou emendou o Feriado: Com I ou E?
Às vezes estamos tão ansiosos diante de uma folga, que podemos nos atrapalhar na forma correta de escrita, afinal, o correto é imendou o emendou o feriado? É sobre isso que pode conferir logo abaixo:
Imendou ou emendou feriado?
O correto nesse caso é emendou e não apenas quando desejamos nos referir a feriados, já que essa é a única grafia possível para a palavra de acordo com as normas formais da língua portuguesa, enquanto imendou não está correto e portanto, não deve ser utilizado.
É comum que essa dúvida apareça como resultado da variação do idioma na fala, já que em diversas regiões do país o sotaque característico a elas faz com que o termo seja pronunciado como se fosse iniciado com i, mas lembre-se da forma correta a partir de agora.
Quando usar emendou?
Emendou é uma variação do verbo emendar e como tal, representa o feito de mudança que pode ocorrer por meio da união entre objetos e até mesmo dias, originando a expressão “emendou o feriado”, utilizada em casos onde o feriado é na quinta e se emenda para também não trabalhar na sexta, por exemplo.
Possui o sentido de mudanças positivas de modo geral, correções que acontecem para o bem, podendo haver ainda a exclusão de defeitos ou enfrentamentos. É uma palavra comum, justamente por servir para diversos contextos diferentes.
Exemplos:
- A empresa da minha amiga emendou o feriado.
- Quando emendou o feriado, fiquei muito feliz.
- Ele emendou o feriado, agora teremos mais dias de folga.
- Eu iria viajar, mas aqui não emendou o feriado.