In memoriam ou In memorian?
Diante dessa dúvida, podemos afirmar que a grafia correta da expressão é In memoriam, com a presença da letra M no final. Assim, podemos automaticamente afirmar que a versão In memorian está incorreta, não devendo ser utilizada independente do contexto.
Mas é claro que além de te mostrar a forma correta, queremos também te trazer outras informações igualmente importantes sobre ele. Siga conferindo logo abaixo, olha só:
In memoriam ou In memorian?
De origem latim, essa expressão, assim como muitas outras, acaba tendo sua grafia mantida na forma original. Aliás, é isso que explica o fato de In memoriam ser a forma correta, já que originalmente ela já era usada dessa maneira.
Outro detalhe interessante sobre isso é que quando usamos expressões latinas como essa diante de um texto comum, em português, é importante que elas estejam grifadas de alguma maneira, o que geralmente ocorre por meio da fonte itálica, mas também pode acontecer por conta do uso de aspas.
Veja Também: Com ou sem Hífen: 88 Palavras escritas da forma Correta
Exemplos:
- Maria dos Santos, filha de Lourdes Santos (In memoriam), o convida para sua formatura.
- O In memoriam desse diretor, será um sucesso de bilheteria;
O que significa?
Como talvez você já possa ter imagina por meio dos exemplos citados, In memoriam é uma expressão que significa Em memória, ou seja, acaba por se referir a alguém que já faleceu, mas ainda assim segue sendo citado, sobretudo como forma de homenagem.
Assim, é comum que se use tal expressão em obituários, placas para homenagens, obras literárias, produções visuais e até mesmo em convites, como para casamento ou formatura, onde alguém importante e que já se foi, pode se fazer presente de forma especial.
Sinônimos:
- Em memória;
- Em lembrança.