Jóia ou Joia: Devemos usar Acento agudo?
Dúvidas incluindo a acentuação correta são bastante recorrentes, mas nesse caso em específico apenas Joia, sem acento está correto. Ou seja, em nenhum contexto devemos utilizar acento na grafia desta palavra.
Para seguir entendendo sobre a partir do que diz a Gramática e também com exemplos que facilitam a contextualização do termo, siga conferindo o post logo abaixo, pensado especialmente para que não te restem dúvidas sobre:
Jóia ou Joia: O que diz a Gramática?
Anteriormente Joia realmente foi escrita com acento agudo, o que mudou desde o Acordo ortográfico de 2009, ainda vigente na gramática portuguesa. A partir de então todas as paroxítonas, palavras com penúltima sílaba tônica como ocorre com Joia, deixaram de ser acentuadas quando há ditongos em pronúncia aberta
Em razão disso, desde então deixamos de acentuar muitas palavras, não sendo essa uma exclusividade de joia. Ou seja, termos como Boia também já não contam com a presença do acento agudo.
Veja Também: Pelo ou pêlo?
Sinônimos:
- Preciosidade;
- Adorno;
- Enfeite;
- Tesouro.
Quando usar?
Podemos utilizar a palavra Joia em diferentes contextos, sendo o primeiro deles em referência a pedras preciosas, acessórios como colares e brincos que são feitos a partir delas e apresentam um alto valor aquisitivo.
Outra possibilidade é também nesse sentido de preciosidade, mas não necessariamente pensando em preço. Com isso, é possível falar que uma pessoa especial para você é como uma joia em sua vida, seguindo o sentido figurativo do termo.
Por fim, uma outra possibilidade diante da qual o seu uso se faz recorrente é para evidenciar que está tudo bem. Ligado a isso, o sinal de legal que fazemos com as mãos fechadas e polegar levantado é normalmente chamado de joinha.
Exemplos:
- Eu ganhei uma joia como presente de casamento.
- Minha filha é uma verdadeira joia para mim.
- Visitei uma linda loja de joia durante a minha viagem para a Europa.
- Está tudo joia, em breve te mando atualizações sobre.