In loco, in locu ou in locus
Gostaria de saber a melhor forma para utilizar as expressões In loco, in locu ou in locus de acordo com as regras gramaticais? Vamos mostrar seus significados e regras para utilização.
In loco, in locu ou in locus
Ao ponderar sobre estas três possibilidades, a expressão correta é In loco, sendo que as outras formas são erradas e não devem ser utilizadas em construções da Língua Portuguesa. Esta expressão tem sua origem no latim com sua composição consistindo na preposição In e Loco que se refere ao ablativo singular da palavra locus.
O seu significado está relacionado com a indicação de um lugar ou local específico sendo muito usada no português e principalmente no uso jurídico.
Como é proveniente do latim este tipo de expressão deve ser escrita exatamente como em sua língua materna sem a realização de nenhum processo de aportuguesamento e justamente por isso devem ser escritas com algum sinal diferenciador como entre aspas, negrito, itálico ou outro desejado.
Exemplos:
*Para verificar as causas do acidente é preciso realizar uma avaliação “in loco”.
*O controle de doenças “in loco” precisa ser realizado não apenas nas cidades mas também na zona rural.
*O processo foi concluído por meio da verificação do relatório policial com suas ponderações feitas “in loco” no local do crime.