Mal ou Mau? Quando Usar
Apesar das dúvidas serem muito frequentes com relação ao uso de Mal ou Mau, as duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em momentos e contextos diferentes diferente com o sentido que cada uma delas expressa.
Dessa forma, para evitar erros diante do sentido de cada termo, seguimos te explicando abaixo sobre cada um deles de maneira individual, trazendo inclusive exemplos que vão te ajudar a entender melhor, olha só:
Quando usar Mal?
Mal, com L, é classificado gramaticalmente como um advérbio de modo, substantivo ou conjunção, o que muda de acordo com o contexto do seu uso, interferindo de maneira direta na função ocupada pelo termo.
Assim, quando classificado como advérbio, define aquilo que não foi feito de maneira devida. Já como substantivo, expressa um estado negativo, podendo envolver doenças ou até mesmo sentimentos ruins de modo mais amplo. Por fim, como conjunção, Mal pode simbolizar o tempo e sua decorrência.
Exemplos com Mal:
- Hoje eu estou passando mal devido à minha gastrite.
- Ela é muito mal educada.
- Esse rapaz escreve muito mal.
- Estou me sentindo mal desde que comi aquela feijoada.
Quando usar Mau?
Mau, por sua vez, é uma palavra classificada como adjetivo. Diante dessa função, de modo mais específico, anuncia algo ou alguém que tem característica negativa, sendo visto de modo pejorativo. Com isso, costuma ser um termo usado em contextos de reclamação, insatisfação.
Exemplos com Mau:
- Ele é um mau funcionário para a empresa.
- O lobo mau assoprou, mas não conseguiu derrubar a casa de tijolos.
- Desculpe-me o mau jeito, sou desastrada.
- Acordei de mau humor, não quero conversar agora.
Dica para não errar
Uma boa dica para evitar dúvidas quanto ao uso de Mal e Mau é ter em vista os seus antônimos, assim podemos fazer substituições na frase e perceber qual termo se encaixa melhor diante do contexto a ser usado.
Nesse sentido, entenda:
- Mal é usado quando ele pode ser trocado pela palavra bem;
- Mau é utilizado quando ele puder ser trocado pela palavra bom.