Microondas ou micro-ondas?
Entender o uso do hífen é uma questão importante para o reconhecimento das normas ligadas ao nosso idioma, tornando mais simples a compreensão e escrita de diversos termos. Nesse sentido, um termo que causa muita dúvida é micro-ondas, que deve ser escrito com hífen.
Logo abaixo, te explicamos melhor sobre a razão para a presença do hífen, além de trazer maiores informações sobre, olha só:
Microondas ou micro ondas?
Nesse caso, a grafia correta é micro-ondas, com o uso do hífen, regra que passou a ser válida na prática desde a implementação do novo acordo ortográfico que organizou novas normas para a utilização do hífen.
Isso porque, a partir dessas especificações, em casos onde a última vogal da primeira palavra é igual a primeira vogal da segunda palavra o hífen deve ser empregado, criando assim a divisão necessária entre os termos mesmo que eles se unam para fazer referência a um certo objeto.
Veja Também: Com ou sem Hífen: 88 Palavras escritas da forma Correta
Exemplos:
- Vi que tem um micro-ondas em promoção naquela loja.
- Vou levar o meu micro-ondas para o técnico arrumar amanhã.
- Antes de almoçar, esquente no micro-ondas
- Um micro-ondas facilita nosso dia a dia.
Quando usar?
O Micro-ondas corresponde a um importante eletrodoméstico utilizado no dia a dia para que se torne possível esquentar determinados alimentos sem a necessidade de utilizar o fogão, tornando essa tarefa mais simples e também mais rápida.
Essa função é devidamente realizada por meio de ondas de rápido que possuem alta frequência, mesmo que sejam praticamente imperceptíveis. Isso, inclusive, deu nome ao objeto que hoje é utilizado em muitas casas.
Outros termos que seguem a mesma regra do hífen:
- Micro-ônibus;
- Anti-inflamatório;
- Semi-internato;
- Micro-organismo.