Obrigado a todos ou Obrigado à todos: Com ou sem Crase?

No caso dessa expressão, a forma correta de escrita é Obrigado a todos, sem a presença da crase. Automaticamente, o uso da crase nessa locução faz com que ela se torne errada de acordo com as normas do nosso idioma.

Mas é claro que além de compreender a forma correta em si, é essencial que podemos perceber as razões que validam seu uso. Abaixo, entenda melhor sobre isso e ainda sobre outros detalhes igualmente importantes:

Obrigado a todos ou Obrigado à todos?

Nesse caso, não utilizamos a crase por conta do termo ao qual se refere, visto que na frase Obrigado a todos o A faz referência a todos, um pronome indefinido que se refere a um conjunto de pessoas.

Assim, o À não deve ser empregado, não havendo combinação com o termo que vem após ele enquanto um artigo feminino. Por essa razão, a presença da crase nesse contexto faz com que não haja a devida concordância.

Veja Também: Próximo a ou à: Com ou sem Crase?

Exemplos:

  • Obrigado a todos pela presença.
  • Não esperava tanto carinho, obrigado a todos vocês, meus amigos.
  • Obrigado a todos pelas felicitações no meu aniversário.

Razões para não utilizar À nesse caso

É claro que também vamos te explicar melhor o motivo que faz com que o uso da crase nesse caso torne a expressão incorreta, assim poderá entender melhor a grafia de outros termos, resolvendo dúvidas mais gerais.

O primeiro ponto é que a crase surge a partir da contração de duas vogas iguais, o que geralmente ocorre entre A + A. Assim, em obrigado a todos, não existe um artigo definido para que haja contração, visto ainda que não é possível se referir a todos no feminino.


2024.08.06