Ouver ou houver: Com ou sem H?
A presença do h não faz tanta diferença na fala, mas quando nos deparamos com a necessidade de escrita, é preciso entender quando ele pode ou não ser utilizado. Nesse sentido, apenas houver está correto dentre essas opções.
A seguir, seguimos te explicamos melhor acerca do uso do termo para que você entenda o motivo da grafia e evite o surgimento novas dúvidas, olha só:
Ouver ou houver: O que diz a Gramático?
Como vimos, a grafia correta é Houve. Isso porque se trata de um verbo que deriva de haver, que também possui h. Já ouver não está correto em nenhum possível sentido ou aplicação, pois a forma mais próximo de uso dessa expressão seria ouve, conjugada para ouvir, com i.
Por isso, é preciso estar atento na hora da escrita, sobretudo, sobretudo em ambientes e documentos formais, para que o erro não aconteça e não passe uma impressão negativa sobre si e seus conhecimentos, pois nesse caso a ausência do h pode fazer muita diferença.
Exemplos:
- Quando houver possibilidades, eu irei tentar.
- Enquanto houver chances, não desisto.
- Se houver mudanças no horário, por favor, me informe.
- Nada aconteceu, mas te aviso se houver movimentações.
O que significa houver?
Houver é um verbo que tem seu significado há algo que pode acontecer ou ser possuído, determinando um acontecimento que pode está por vir em um futuro próximo, sendo ele desejado ou não e havendo ainda outras diversos sentidos envolvidos ao seu significado.
Como é um termo muito utilizado, é importante sempre atento ao contexto de toda a frase na qual é colocado para que se possa entender de fato aquilo que é dito, assim evitando confusões. Mas com certeza entender o seu significado geral já ajudará muito com isso!
Sinônimos:
- Acontecer;
- Tiver;
- Possuir;
- Ocorrer.