Passo a passo ou Passo-a-passo: Com ou sem Hífen?
A forma correta de escrevermos essa expressão é sem a inclusão do hífen, ou seja, como passo a passo, fazendo automaticamente com que a versão passo-a-passo, com hífen, se mostre incorreta diante das normas estabelecidas pelo idioma português.
Para entender a razão disso e também aplicações do termo que pode estar presente em seu cotidiano, basta seguir conferindo melhor o post logo abaixo:
Passo a passo ou Passo-a-passo?
Com base no atual acordo ortográfico em vigência, dispensamos o uso de hífen em situações onde há locuções adjetivas, substantivas, pronominais, conjuncionais, adverbiais e prepositivas, caso que se aplica a passo a passo.
Além disso, vale frisar que a expressão também não conta com a presença de crase, isso porque a crase não se faz presente enquanto antecede termos do gênero masculino, como é o caso da palavra passo.
Veja Também: Junto ou separado: As 45 mais Erradas pelos Brasileiros
Exemplos:
- Os estudos devem ser organizados passo a passo.
- Segui o passo a passo da receita.
- Faça passo a passo para não se confundir.
- Ela fez tudo passo a passo, sem pressa.
Quando usar?
Quando utilizamos a expressão passo a passo, nos referindo a algo que é feito lentamente, de forma atenta e vagarosa, onde cada passo é seguido pouco a pouco. Exemplo disso são direcionamentos para receitas, dentre tantas outras possibilidades.
Assim, podemos entender ainda que se refere a ações feitas de modo detalhado e em meio a precaução, o que se mostra muito importante em diversos momentos, como quando estamos realizando uma ação da qual ainda não entendemos tanto.
Sinônimos:
- Gradualmente;
- Pouco a pouco;
- Gradativamente.