Pesar ou Pezar: Usamos S ou Z?
O som que emitimos ao pronunciar Pesar e Pezar é o mesmo, mas a verdade é que somente Pesar é a palavra correta, uma vez que Pezar, com Z, não é um termo de existência reconhecida pelo nosso idioma.
Para que entenda melhor sobre e evite que possa cometer erros associados a presença dessas duas letras, seguimos te explicando melhor abaixo tanto sobre o termo Pesar quanto sobre as normas gramaticais. Confira:
Pesar ou Pezar: O que diz a Gramática?
Com base naquilo que expressa a nossa Gramática, quando está presente entre duas vogais o S pode assumir som de Z, o que ocorre em Pesar e outras tantas palavras, a exemplo de casa, mesa, burguesa, etc.
Além disso, nesse caso em específico, pesar está associada a peso, que também é escrito com s. Dessa maneira, mantemos a presença da letra e ainda podemos ter como dica a associação entre palavras para ajudar diante de dúvidas como essa.
Sinônimos:
Separamos abaixo sinônimos possíveis para Pesar, mas é preciso levar em consideração ainda o contexto de uso da palavra, que pode assumir mais de um sentido de acordo com aquilo que desejamos comunicar.
- Descontentar;
- Compaixão;
- Apreciar;
- Lástima.
Quando usar?
Conforme mencionado, podemos usar Pesar em meio a diferentes sentidos. O primeiro é associado a mensurar peso, ou seja, estipular tal medida. Dessa forma, podemos pesar o nosso corpo, outros itens e até mesmo situações que devem ser analisadas para que entendamos em que nível está.
Outro sentido muito comum é quanto ao luto, onde, com pesar, enviamos nossas condolências pelo falecimento de alguém. Dessa forma, percebemos como pode assumir sentidos muito diferentes, demandando uma análise mais atenta do contexto para entender sobre.
Exemplos:
- Quando fui me pesar, percebi que tinha engordado.
- É com muito pesar que comunico o falecimento da minha avó.
- Após pesar o problema, poderei tomar medidas contra ele.
- Para fazer a receita corretamente, não deixe de pesar cada ingrediente.