Pode vir ou Pode vim: Qual a forma correta?
No caso da dúvida em questão, a forma correta da expressão é Pode vir, escrita com R. Dessa forma, ainda que Pode vim esteja correto em alguns outros contextos, não é válido quando acompanha o termo Pode.
Para seguindo entendendo melhor sobre e percebendo as razões que colaboram para isso, siga conferindo o post logo abaixo, onde continuamos te explicando para que não restem dúvidas:
Pode vir ou Pode vim: O que diz a Gramática?
Pode vir é a locução correta, uma vez que nesse caso o Vir se enquadra como sendo o verbo principal, o que faz com que deva estar na forma de verbo auxiliar modal, evidenciando que há possibilidade ou perguntando sobre a mesma.
Dessa forma, fique atento, uma vez que somente o verbo auxiliar irá passar por mudanças. Isso significa dizer que a partir da locução Pode vir, há variações como Poderemos vir ou Poderá vir, sempre mantendo a forma do verbo principal.
Veja Também: Quando você vir ou Vier?
Quando usar Pode vir?
Usamos pode vir para evidenciar que algo pode acontecer, representando o envio de determinado item ou a chegada de alguém a certo local. Outra possibilidade associada ao seu uso se refere a uma pergunta, desejando ter informações no mesmo sentido, seja sobre envio de algo ou chegada de alguém.
Seguindo o seu sentido, o uso da locução verbal em questão é bastante amplo, uma vez que é devidamente reconhecida pelas normas formais do nosso idioma.
Exemplos:
- Avisa que ela pode vir a partir das 10h, pois já estarei em casa.
- Pode vir mais cedo, depende de você.
- A encomenda pode vir ainda essa semana? É algo importante.
- Você pode vir amanhã? Estarei te esperando.
Quando usar Vim?
Apesar de Pode vim não ser uma forma correta, podemos usar o termo Vim de outras maneiras. Com isso, deve ser utilizado na 1ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, a exemplo da frase: Eu vim mais cedo.