Proteger ou Protejer: Com G ou J?
O uso das consoantes G e J podemos nos causar algumas dúvidas por conta da pronúncia similar que possuem em determinados contextos. Mas no que diz respeito a esses termos, a única forma correta é Proteger, com G.
Dessa maneira, podemos automaticamente afirmar também que Protejer está incorreto, não sendo uma palavra reconhecida pelas normas da língua portuguesa. Logo abaixo, siga entendendo melhor sobre:
Proteger ou Protejer: O que diz a Gramática?
Para entender a razão dessa grafia, precisamos retomar a origem do termo. Isso porque Proteger é uma palavra que tem surgiu a partir do idioma latim em razão de protegere. Dessa maneira, mantemos a presença do G.
Com isso, vale a pena ressaltar também que devemos manter a presença do G nas possíveis conjugações desse verbo, sendo exemplo disso as suas seguintes variações: Protegemos, Protegem, Protegeram, dentre outras.
Uma outra informação que pode te ajudar a evitar que dúvidas similares surjam com outros outros termos é saber que, por mais que haja uma pronúncia similar, não há verbos no nosso idioma que terminam com JER no modo infinitivo.
Veja Também: Age ou Aje?
Sinônimos:
- Defender;
- Resguardar;
- Favorecer;
- Preservar.
Quando usar?
Podemos usar o verbo proteger em muitos casos, considerando que ele tem o sentido de ressaltar o ato de defender alguém, manter essa pessoa em um local seguro onde possa contar com toda a proteção necessária.
Em alguns casos o mesmo termo pode ser usado como uma maneira de evidenciar predileção, mostrando que uma pessoa apenas defende a uma outra de modo específico, nesse caso a favorecendo a partir dos seus cuidados.
Exemplos:
- Quando você mais precisar, saiba que estarei aqui para te proteger.
- Minha mãe tem mania de sempre proteger o meu irmão.
- Eu vou te proteger, pois confio em você e nos seus princípios.
- Entre rápido no carro para se proteger de assalto.