Próximo a ou à: Com ou sem Crase?
A crase está dentre uma das questões responsáveis por mais dúvidas quando pensamos no idioma português, seja para quem está o estudando inicialmente ou para falantes nativos. Nesse sentido, logo abaixamos te conto se o correto é próximo a ou à, entenda:
Próximo a ou à?
Quanto a essa questão, o correto irá depender da palavra que virá em seguida, visto que a crase é inserida em contextos onde o artigo feminino seria empregado normalmente. Por isso, se a palavra seguinte a próximo a/à for do gênero masculino, não há a presença da crase.
Uma dica que pode te ajudar nesse sentido é imaginar um outro termo, por exemplo: Se usaríamos “próximo de” no contexto da frase, o correto é usar “a”, sem crase. Mas nos casos onde empregaríamos “próximo da”, o “a” deve ganhar crase.
Exemplos com próximo a:
- Vou chegar e sentar próximo a você.
- Ela mora próximo a meu irmão.
- Próximo a mim, vai abrir um Shopping.
- Prefiro ficar próximo a quem me faz bem.
Exemplos com próximo à:
- Tem um parque próximo à escola.
- Próximo à Igreja, me esbarrei com ele.
- Fica próximo à praça, logo na rua principal.
- Próximo à lanchonete, vai abrir uma mercearia.
Dicas sobre o uso da crase
É possível utilizar a crase em diversos sentidos, sempre ligados a termos femininos. Exemplo disso é quando seria usado “para a”, o que pode ser substituído apenas por “à”. Em caso de indicar horas, esse vocábulo também se faz presente, mas no plural, como “às”.
Um dos outros casos é antecedendo locuções adjetivas, aquela que indicam a característica com que algo é realizado, como por exemplo “às pressas”, sugerindo que algo foi feito com certa rapidez.