Quaze ou quase
Deseja estar por dentro de todas as regras para utilizar as expressões quaze ou quase em seus textos? Vamos abordar em seguida os principais pontos quanto à estas palavras.
Quaze ou quase
A maneira adequada de acordo com a norma culta do português para usar estas palavras é quase, sendo que a palavra quaze é errada e deve ser evitada no seu uso.
A confusão neste caso com o uso do s ou z é comum porque o s quando entre vogais passa a ter o som de z mas como não existem regras que determinam quando que o s ou z deva ser usado a escolha dos mesmos sempre se relaciona com a etimologia da palavra.
No caso da palavra quase, em análise, a mesma deve ser escrita com s em sua última sílaba e nunca com z já que a origem da mesma consiste na palavra latina quasi que é com s.
Ao ponderar sobre a sua classificação a palavra quase é um advérbio o qual deve ser utilizado sempre que se for referir a uma coisa ou pessoa que estiver perto ou a uma pequena distância.
Tem ainda como outros significados algo que está prestes a acontecer ou ainda uma quantidade determinada de alguma coisa ou um pouco menos do que certa quantidade indicada na frase.
Exemplos:
*Estou quase terminando de arrumar a casa para poder descansar.
*A criança tem quase seis anos e ainda mama em sua mãe.
*Os convidados da festa comeram quase toda a comida feita.