Reiterar ou reinterar – Qual a forma correta?
Nesse caso específico, apenas uma palavra está correta, estando a outra completamente errada de acordo com as normais formais do nosso idioma. Entenda melhor sobre qual usar e outros detalhes logo abaixo:
Reiterar ou reinterar?
A forma correta desse termo é reiterar. Com isso, mesmo que seja similar, reinterar está incorreto e não deve ser utilizado independente do contexto no qual possa ser inserido, não existindo para o dicionário português.
Nesse caso, a presença do “n” faz muita diferença e você deve lembrar da maneira de escrita dessa palavra inclusive para suas variações, como “reitero” e “reiteração”, por exemplo, dentre outras possibilidades.
Exemplos:
- É preciso reiterar o seu desejo de fazer parte do grupo.
- Ao reiterar essa informação, você contribui para a confirmação da mesma.
- Quando for reiterar isso, lembre de adicionar também novos detalhes.
- Para reiterar a necessidade de ajustes, envie um e-mail a todos.
- Até a semana que vem, vou reiterar para que não se esqueçam.
Quando usar reiterar?
Reiterar se refere ao ato de afirmar novamente algo que já foi dito, podendo adicionar novas informações nessa retomada de assunto mas, de toda maneira, confirmando e refazendo a passagem de determinada opinião ou aviso, por exemplo.
Assim, representa uma ação que está sendo repetida, podendo ter a intenção de lembrar algo ou apenas levar mais veracidade ao fato por meio da fala constante sobre ele. Seu uso pode estar presente em diversos sentidos, já que corresponde a um termo formal.
Sinônimos:
- Repetir
- Refazer
- Reafirmar
- Reforçar
- Confirmar