Sede ou Cede? Com C ou S?
É comum que diversas palavras da língua portuguesa nos causem dúvidas, mas nesse caso ambas estão corretas, mas sede e cede se diferenciam para além da presença do c e do s, possuindo sentidos bem opostos entre si, por isso merecem uma atenção a mais.
Quando usar sede
O substantivo sede, escrito assim com S, pode ser utilizado em três sentidos diferentes. O principalmente deles é pela vontade de beber algo, a forma mais comum que com certeza você já ouviu e também já utilizou. Outras maneiras, é para falar da maior localidade de uma empresa ou instituição, a sede de cada um desses lugares. Por fim, você também pode usar sede para se referir a um sedativo, dado a alguém para relaxar o corpo antes de cirurgias, por exemplo. Depois de saber de todos esses usos, presta atenção nos exemplos para entender melhor:
Exemplos com sede
- Ela parou no meio da caminhada, estava com muita sede.
- Precisei ir até a sede da empresa para uma reunião de última hora.
- O anestesista sede o paciente antes de entrar no centro cirúrgico.
- Para problemas urgentes, favor entrar em contrato com a sede do banco.
- Quando estamos com sede, sucos apenas enganam. O certo é beber água!
Quando usar cede
Cede, escrita com c, é uma palavra incluída na classe gramatical de conjunção verbal, já que deriva do verbo ceder. Só com essa informação, talvez você já possa imaginar alguns dos seus possíveis usos, mas te explico para que não restem dúvidas.
Usamos cede quando desejamos nos referir ao ato de abrir mão de determinada coisa, se desvencilhar, ruir e até mesmo oferecer. Pode ser usado para falar do ato de deixar algo de lado por alguém ou até mesmo para retratar a destruição de determinada construção, fique atento aos exemplos para não se atrapalhar:
Exemplos com cede
- Meu namorado sempre cede nas nossas discussões.
- Essa mesa cede quando muitas coisas são colocadas nela.
- Às vezes precisamos ceder para ganhar paz.
- Sempre que ela cede sua vez de tirar férias, se arrepende.
- Se essa construção cede, muitas pessoas morrem.