Sinto ou Cinto: Com S ou C?

Tanto Sinto quanto Cinto são palavras existentes em nosso idioma, e que a partir disso podem ser amplamente utilizadas, uma vez que ambas estão corretas. No entanto, para isso é preciso que tenha em vista o sentido de cada termo.

Isso ocorre pelo fato de que, apesar de muito parecidas, essas são palavras de significados diferentes. Então, para que saiba quando utilizar cada uma delas, siga conferindo:

Quando usar Sinto?

Sinto é a conjugação do verbo sentir, fazendo menção a 1ª pessoa do singular, expressando o tempo presente do indicativo. Dessa forma, ao usar essa palavra, estará fazendo menção ao que você mesmo sente.

Com isso, pode se referir a sentimentos, sensações e até mesmo sintomas, tendo um uso bastante amplo que no geral parte de experiências individuais.

Veja Também: Ciente ou Siente?

Exemplos com Sinto:

  • Sinto que você tem um futuro lindo pela frente.
  • Quando eu não me sinto bem, logo tomo um chá.
  • Sinto muito pela sua perda, que Deus te conforte.
  • Tem tanto tempo que não te vejo, sinto sua falta.

Quando usar Cinto?

Cinto é um substantivo masculino que se refere ao acessório de vestuário que utilizamos na cintura, seja de forma funcional para ajustar uma peça folgada ao corpo ou de maneira estética para uma marcação mais bonita na região da cintura.

O seu formato é similar ao de uma faixa e costuma conter detalhes como fivelas, além de furinhos para que seja devidamente ajustado. Apesar de poder ser feito a partir de diferentes materiais, um dos mais populares deles é o couro.

Também vemos o cinto de segurança, item presente em automóveis para assegurar motoristas e passageiros diante da possibilidade de acidentes.

Exemplos com Cinto:

  • Comprei um cinto lindo durante a minha última ida ao shopping.
  • Um cinto preto seria o ideal para completar esse look.
  • Coloque o cinto de segurança assim que entrar no carro.
  • Preciso de um cinto para ajustar essa calça que está folgada na cintura.

Em: C ou S,
2024.02.29