Torço ou Torso

Gostaria de compreender da melhor forma possível os significados e origens das palavras torço ou torso? Então veja em seguida neste artigo as suas regras mais importantes e não erre mais.

Torço ou Torso

De acordo com as regras da norma culta da língua portuguesa as duas formas existem e podem ser utilizadas de maneira correta, mas que devem ser utilizados em situações diferentes.

A expressão torço, primeiramente, é a forma do verbo torcer , cuja origem vem do latim torcere , conjugado na primeira pessoa do singular do presente do indicativo sendo formada por derivação regressiva da palavra torcer.

Neste caso tem o significado relacionado com o ato de se enroscar em espiral ou ainda de ficar inclinado, curvo bem como de fazer movimentos serpenteantes de contorcer o corpo.

Conta ainda quando usado como forma conjugada do verbo torcer como a indicação de se ter uma lesão, mudar o sentido de determinada coisa, sentir insatisfação por certa coisa ou ainda desejar de forma intensa que algo ocorra.

Pode ainda ser empregado como substantivo que indica um xale usado para enrolar em volta da cabeça ou ainda como adjetivo mostrando que determinada coisa tem aspecto tortuoso ou desviado.

Já a palavra torso, por sua vez, vem da palavra em italiano torso indicando a parte do corpo que corresponde ao tronco ou ainda ao busto de certa pessoa ou estátua sendo neste caso um substantivo na classificação.

Existe ainda a possibilidade de ter a sua origem a partir da palavra em latim torsus e nesta situação se refere a um adjetivo usado para indicar algo que é tortuoso ou ainda como o talo de uma coluna em espiral.

Exemplos:

Eu torço bem a roupa sempre que vou lavar para que seque de forma mais rápida.

Espero que dê tudo certo para você e por isso torço pelo seu sucesso sempre.

Na colisão dos atletas um deles acabou lesionando o torso e foi hospitalizado em seguida.

O torço que a menina usa na cabeça deixou o seu visual ainda mais belo.


Em: C ou S,
2014.07.04