Nessa ou Nesta?

Os dois pronomes estão certos, mas devem ser utilizados em ocasiões diferentes, visto que apesar de bem parecidas as palavras Nessa e Nesta assumem papéis diferentes de acordo com a Gramática e o sentido que expressam,

Logo abaixo, entenda de modo individual sobre cada um dos termos para que perceba essa diferença e entenda em quais casos fazer uso de cada formato.

Quando usamos Nesta?

Nesta é usado quando o objeto ou pessoa citada na frase está perto da pessoa que fala. Se você constrói uma frase sobre uma cama e essa cama está perto de você, ou seja, ao seu lado, você deve usar “nesta”.

Vale citar ainda que essa proximidade pode ser ligada tanto ao local em si quanto ao tempo em que acontece.

Exemplos com Nesta:

  • “Traga a encomenda nesta casa” – A pessoa está dentro ou em frente à casa
  • “Não gostei muito dos detalhes nesta pintura” – A pessoa está perto da pintura
  • “Eu já procurei nesta gaveta, mas não encontrei” – Há proximidade com a gaveta a qual se refere

Quando usamos Nessa?

Nessa é usado quando o objeto ou pessoa citada na frase está longe da pessoa que fala. Caso você construa uma frase sobre uma cadeira, você só deve usar “nessa” se essa cadeira estiver longe de você.

Mas se atente, pois ainda que a ideia seja usar o pronome quando estiver longe daquilo ao que se refere, é preciso que esse mesmo objeto, por exemplo, esteja próximo da pessoa com a qual está se comunicando ou do contexto geral do assunto.

Quando se fala em imóveis, ou seja, prédios ou casas, usa-se nesta se a pessoa que fala está dentro do imóvel, e nessa se a pessoa está fora do imóvel.

Exemplos com Nessa:

  • “Ninguém me valoriza nessa casa” – A pessoa está fora ou longe de casa
  • “Vejo muita beleza nesse quadro” – A pessoa está longe do quadro
  • “Deve estar nessa gaveta aí, dê uma olhada” – Há distanciamento de quem fala com relação à gaveta


Em: S ou T,
2017.05.26