Plastificar ou Emplastificar?
A forma correta de se escrever é plastificar. Ainda que algumas pessoas ainda se refiram a essa ação como Emplastificar, principalmente na fala, a palavra está incorreta e não é reconhecida pelas normas do nosso idioma.
Logo abaixo, seguimos te explicando melhor acerca do termo para que não restem dúvidas sobre ele. Confira:
O que é a plastificação?
Plastificar significa “transformar em plástico, recobrir com matéria plástica”.
De forma geral, a plastificação é um método de acabamento gráfico em que se emprega um filme plástico sobre um papel impresso, que será aderido à superfície sob o contato com o calor ou ainda sob pressão, com a finalidade de proteger o conteúdo plastificado, aumentando sua durabilidade e melhorando sua aparência.
Quando usamos a palavra Plastificar?
Esse verbo demonstra a ação de cobrir algo com plástico, envolver no material para que possamos contar com uma maior resistência, conforme mencionamos. Diante disso, usamos o termo associado principalmente a livros e cadernos.
Isso porque ao longo do ano letivo esses materiais podem acabar sofrendo pelo uso constante, mas plastificar faz com que durem por mais tempo. Além disso, é comum plastificar outros papéis importantes como documentos.
Exemplos de frases utilizando o verbo plastificar
- Ouvi boatos dizendo que não se pode mais plastificar o rg.
- Minha mãe mandou plastificar meus livros escolares porque pretende vendê-los posteriormente.
- Plastifiquei meus livros para poder emprestar para os meus amigos sem me preocupar com a falta de zelo que eles têm com os pertences dos outros.
O que é que não pode plastificar?
Apesar dessa ação ser bem frequente, existem alguns documentos que não podem ser plastificados, como é o caso da certidão de casamento, passaporte, carteira de trabalho, dentre outros.
A razão para isso é que a plastificação pode acabar atrapalhando a percepção de alguns mecanismos de verificação da validade do item, portanto fazendo com que o documento em questão possa se tornar inválido.